As nuvens de plasma solar ejetado durante uma poderosa explosão registrada no Sol pode atingir a Terra em cerca de 2 dias, causando uma tempestade magnética. Cientistas do Instituto de Geofísica Aplicada Hidrometeorológico da Rússia, publicado terça-feira, 7 janeiro, 2014, às 18.32 GMT, uma erupção solar de classe X X1, 2, bem como relata a agência de notícias RIA Novosti. Segundo as previsões, a ejeção de massa coronal ejetado durante o fenômeno vai atingir nosso planeta em cerca de dois dias, assim que bater a atmosfera da Terra, causando uma forte perturbação magnética na Terra. A origem da explosão foi um dos maiores grupos de manchas solares, os quais foram detectados em 1944. Segundo os cientistas, o tamanho do ponto do grupo é duas vezes maior que a Terra.
De acordo com um dos pesquisadores do Instituto de Geofísica, este grupo de manchas solares, poucas horas antes da explosão, causou uma erupção menos poderoso de classe M5, 6, atualmente o meridiano central do Sol, e esses surtos podem causar tempestades magnéticas muito poderoso .
"Este grupo de pontos está localizado perto do meridiano central. provavelmente não será um aumento do fluxo de prótons. Sem entrar em detalhes específicos, os distúrbios geomagnéticos, ocorrerá na atmosfera da Terra em um par de dias ", disse um dos pesquisadores do Instituto de Geofísica. erupções solares são divididos em cinco classes (A, B, C, M e X) em função da potência da radiação de raios-X A classe mais baixa é A0, 0, correspondente à potência da radiação na órbita da Terra em 10 watts nano por metro quadrado. Cada classe tem uma potência dez vezes maior do que no ano anterior. Explosões são frequentemente acompanhadas de emissão de nuvens de plasma solar que atingem a Terra, podem desencadear tempestades magnéticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário